FAMILIA - A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. A familia é composta por cidadãos, no exemplo acima esta familia é composta por quatro cidadãos, pai e mãe e dois filhos.
CIDADÃO - o indivíduo que vive na cidade e ali participa ativamente dos negócios e das decisões políticas.
PREFEITO (Sua Cidade) – No Brasil o cargo de prefeito foi criado em 11 de abril de 1835. O prefeito chefia a administração e comanda os serviços públicos de sua cidade. O prefeito é eleito por sufrágio universal, secreto, direto, em pleito simultâneo em todo o País, realizado a cada quatro anos, no primeiro domingo de outubro. E trinta dias após tem lugar o segundo turno, se o eleito em primeiro lugar não atingir 50% dos votos válidos mais um voto, no caso de municípios com mais de duzentos mil eleitores.
VEREADOR (Sua Cidade) - Os vereadores agrupam-se, normalmente, numa câmara municipal ou câmara de vereadores. Os vereadores têm atividades legislativas, eles elaboram as leis e normas de funcionamento do seu município. São atribuições dos vereadores:
Mandato de quatro anos, por voto direto e simultâneo em todo o país;
Elaboração da Lei Orgânica do Município;
Número de integrantes nas câmaras proporcional à população do município (variando de 9 a 55);
Fiscalização e julgamento das contas do Executivo;
Inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos - no exercício do mandato e na circunscrição do município;
Legislar sobre assuntos de interesse local.
GOVERNADOR - Governador é o cargo político que representa o poder executivo do seu estado. É função do governador: a direção da administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, defendendo os interesses do estado junto à Presidência e buscando investimentos e obras federais. No Brasil, o governador tem um mandato de quatro anos, sendo eleito através do voto direto. É eleito o candidato que tiver 50% dos votos mais um, caso contrário, os dois candidatos mais votados disputam o segundo turno.
DEPUTADO ESTADUAL - É o representante popular estadual. Deputado Estadual é o nome dado ao agente político, enquanto o órgão correspondente é a Assembléia Legislativa Estadual, órgão superior do Poder Legislativo de cada Estado.
Compete aos deputados estaduais a função de legislar, no campo das competências legislativas do Estado, definidas pela Constituição Federal, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar (significa revogar significa retirar a validade) e derrogar (anular, abolir) lei estaduais, tanto ordinárias como complementares, elaborar e emendar a Constituição estadual, julgar anualmente as contas prestadas pelo Governador do Estado, criar Comissões Parlamentares de Inquérito, além de outras competências estabelecidas na Constituição Federal e na Constituição Estadual.DEPUTADO FEDERAL - é o representante eleito para a Câmara dos Deputados, uma das duas casas do poder legislativo federal no Brasil. De acordo com a Constituição federal do Brasil de 1988, é o representante nacional popular, eleito por voto direto. O mandato é de quatro anos, podendo o candidato concorrer a sucessivas reeleições. Compete ao deputado federal o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emenda à Constituição federal e propor emenda para a constituição de um novo Congresso Constituinte (para confecção de nova Constituição). Atualmente é de 513 o numero de deputados federais!
SENADOR - O Senado Federal, juntamente com a Câmara dos Deputados, compõe o Congresso Nacional, que é o Poder Legislativo do Brasil. Conforme a Constituição da República Federativa do Brasil, para se candidatar ao cargo de senador é necessário ter nacionalidade brasileira; idade mínima de 35 anos; estar inscrito em algum partido político; possuir domicílio eleitoral no estado pelo qual está concorrendo ao cargo e ter o pleno exercício dos direitos políticos.
O senado brasileiro é composto por 81 representantes, sendo 3 de cada unidade federativa do Brasil, inclusive do Distrito Federal. A cada quatro anos, elege-se alternativamente um ou dois senadores por estado, e o mandato tem duração de oito anos, não havendo limite para a reeleição. Atualmente (2010), o salário de um senador é de aproximadamente R$ 16.000,00, além de uma série de benefícios: salários extras (13°, 14° e 15°), auxílio moradia, cotas aérea, verbas para gastos no escritório e contratação de funcionários, entre outros.Entre as principias atribuições dos senadores estão:
- Elaborar seu regimento interno;
- Processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República, os Ministros do Supremo Tribunal Federal, Membros do Conselho de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, Procurador-Geral da República, Advogado Geral da União, Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica;
- Aprovar a escolha de: Ministros do Tribunal de Contas indicados pelo Presidente da República; Presidentes e Diretores do Banco Central; Governador de Território; Procurador-Geral da República; Titulares de outros cargos que a lei determina;
- Autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios;
- Fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
- Aprovar, por maioria absoluta e por voto secreto, a exoneração, de ofício, do Procurador-Geral da República antes do término de seu mandato.
PRESIDENTE DA REPÚBLICA - é o chefe de Estado e de governo da República Federativa do Brasil. Uma vez que o sistema constitucional brasileiro optou pelo presidencialismo, o presidente da República escolhe livremente seus auxiliares diretos, os Ministros de Estado, sem interferência alguma do parlamento. O Brasil é uma República desde 15 de novembro de 1889. O presidencialismo foi introduzido pela primeira Constituição republicana, a de 24 de fevereiro de 1891, que tomou como modelo as Constituições dos Estados Unidos e da Argentina.
AGORA, VOCÊS SABEM O QUE TODOS OS INDIVÍDUOS ACIMA TÊM EM COMUM? NNÃO SABEM? EU RESPONDO!
OS IMPOSTOS, sim os impostos! Todo brasileiro paga impostos seja ele rico ou pobre. Os impostos cobrados no Brasil,de toda a sua população não é só aquele do imposto de renda não. Até os brasileiros que não têm desconto de imposto de renda, também pagam impostos. Mas de que forma? Perguntariam vocês! Tudo ou quase tudo que cada cidadão compra neste país tem impostos dentro de seu preço, veja alguns exemplos abaixo:
Os impostos cobrados pelo Governo são a fonte de renda com que todas as obras do governo são pagas, e todos os salário e benefícios de vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores, presidente e seus ministros. Em resumo,para que todos entendam. O presidente é o sindico de nosso condomínio Brasil, os impostos são a nossa cota de condomínio, portanto é obrigação do sindico zelar por nosso dinheiro e aplica-lo nas obras mais necessárias de nosso condomínio! E falando de uma maneira bem simples, nós somos os patrões de todos eles!
Menezes, parabéns por mais essa "joia" de blog!
ResponderExcluirIsso é que eu chamo de um indispensável veículo de utilidade pública.
Passagem obrigatória por aqui!
Tô me sentindo "a tal" por ser a primeira a seguir e comenta rsrs
Bjo enorme!