quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A VERDADE É MAIS PODEROSA QUE AS PALAVRAS


Impressionante, a midia perseguida por petistas e sofrendo constantes ameaças de censura demonstra uma estranha dificuldade em aceitar a liberdade de expressão de uma população frequentemente tratada como incapaz, especialmente quando seus jornalistas tentam empurrar informações, versões, índices, pesquisas, enfim, fatos que, muitas vezes, sabemos que não correspondem à verdade.
Alguns políticos e profissionais da comunicação, nos últimos dias, têm acusado com adjetivos ofensivos o cidadão que se manifesta de forma contrária ao que pensam ou ao que não têm coragem de contestar.

Estou lendo diariamente os comentários do twitter e conta-se nos dedos quem é insensível a ponto de desejar o mal a um ser humano, seja quem for.
O que chamou a atenção foi a criatividade de quem teve a ideia de sugerir o tratamento de autoridades no SUS, não sei porque alguém poderia se sentir ofendido.
Quem disse que a Saúde, sob seu governo, estava perfeita e fez questão de se apresentar como um "pobre como todos nós" foi o próprio Lula, não há, portanto, motivo para estranhar que o povo exija o mesmo tratamento.

Há um senador que apresentou um projeto obrigando filhos de parlamentares a estudarem na escola pública, muito justo.
A verdade, facilmente comprovada com uma simples leitura nas páginas da internet, é a de que a grande maioria dos internautas torce pela saúde de todos os brasileiros, incluindo petistas, pois o que se deseja é derrotar o PT nas urnas e a devida punição dos corruptos na Justiça, dentro da lei.

O jornalismo que está se sentindo ofendido em nome de um imperador está tirando conclusões superficiais, eu perdi horas durante a semana trocando ideias nas redes sociais e lendo os comentários.

Confiram a declaração de Reinaldo Azevedo e o comentário que a filha de Mário Covas enviou ao blog do jornalista.

Mário Covas faleceu no dia 6 de março de 2001.
Zé Dirceu incitou uma ação violenta contra o então governador que já se encontrava bastante debilitado pelo câncer:

“Vamos bater neles nas urnas e nas ruas…”
E bateram na porta da Secretaria de Educação.



A enxurrada do que consideram opiniões detestáveis sobre a saúde do ex-presidente deveria ser interpretada como uma explosão de insatisfação do cidadão consciente e dos que começam a despertar para os descalabros que acontecem em nosso país, mas que são omitidos por quem tem a obrigação de informar.
O espantoso era acreditar numa unanimidade que nunca existiu, cerca de oitenta milhões de eleitores, quase 70%, não votaram na candidata do PT e a aversão ao partido é maior do que imaginam, isso mostra a distância que separa essa elite próxima ao poder da população em geral.

Mas não é somente na imprensa e no meio político que constatamos a falta de sensibilidade com os verdadeiros anseios populares, que se traduzem nas manifestações na internet e nos protestos que começam a pipocar nas ruas. Não considero válidas as ações das massas sem identidade, porque servem aos propósitos de quem está no comando e raramente correspondem aos interesses legítimos dessa gente que se nega o direito de pensar e agir por conta própria.

Já tratei sobre isso AQUI e nessa mesma postagem eu citei trechos de um documento publicado por uma instituição religiosa que se manifestou sobre Mário Covas de uma forma absurdamente desrespeitosa:

“Chama atenção a forma como a opinião pública acompanhou a doença do governador Mário Covas e, mais ainda, sua exaltação após a morte.
O papel da mídia aí, como em fenômenos semelhantes, é relativo: ela pode alimentar e reforçar uma tendência psicossocial, mas fundamentalmente o que faz é levantar a demanda existente de percepções e sentimentos para corresponder-lhe e com isto, ter sucesso.
Algo como o surfista que sabe usar com oportunismo as ondas que lhe são dadas."
(2001)

Se o ser humano foi criado para transformar, mudar e evoluir, percebe-se que nesses dez anos esse processo ficou estagnado.
Fatos se repetem porque falta a humildade para verdadeiramente fazermos um movimento receptivo na direção das pessoas que nos incomodam ou contrariam.
A filha de Mário Covas é um ponto de luz nas trevas do rancor e da ignorância.
Espero que ilumine o suficiente para que muitas pessoas enxerguem a claridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário